Pages Menu
Categories Menu
Conheça o Projeto FSC

Conheça o Projeto FSC

O Projeto Fazenda São Clemente pretende colaborar para o despertar – ainda que tardio – de um sentimento de pertencimento da história de Cantagalo à sua comunidade. Assim, a maravilhosa arquitetura dos palacetes e solares das antigas fazendas de café de Cantagalo, a preservação do legado do passado para as futuras gerações e a disseminação desse conhecimento, serão os pilares fundamentais para a consolidação da referência cultural cantagalense e a construção de efetiva cidadania.

A Fazenda São Clemente, uma das fazendas pioneiras no plantio do café em Cantagalo, passado quase dois séculos, permanece à frente do tempo: abre suas portas para o turismo histórico-cultural, não antes de promover, através das visitas didáticas destinadas à comunidade escolar, o compartilhamento de conhecimento, a valorização do ambiente natural e da história do município.

Pensar no uso do patrimônio pelo turismo histórico-cultural poderá trazer a oportunidade de preservação não apenas da Fazenda São Clemente, mas, também, de todas as fazendas históricas da região, fazendo com que nossa história seja resgatada e preservada para as futuras gerações.

Recentemente, ocorreu o entrelaçamento do Projeto Cambucás com o Projeto Fazenda São Clemente, que têm em comum a valorização do patrimônio natural e histórico de Cantagalo.