Pages Menu
Categories Menu
A Restauração

A Restauração

A casa palacete da Fazenda São Clemente foi, ao longo do século XX, sendo descaracterizada, porém, chegou ao século XXI – apresentando sua melhor versão – imponente em sua arquitetura eclética com elementos neoclássicos e cores originais.

Todas as edificações que compunham o antigo Complexo Cafeeiro da Fazenda São Clemente estão sendo reerguidas, através de um cuidadoso e detalhado processo de restauração.

Cocheira, Laboratório, Queijaria e Metalúrgica

Esses espaços foram recriados com a reconstrução dos respectivos prédios, respeitando-se os alicerces ali encontrados e os seus mínimos detalhes resgatados a partir da grande tela à óleo pintada por Henry Walder, que retrata a sede histórica da Fazenda São Clemente, bem como através de outras referências iconográficas.

Mobiliário

Todo o mobiliário remanescente da Fazenda São Clemente foi restaurado com bastante apuro pelo extraordinário marceneiro José Cunha, importante entalhador português, e pelo extraordinário marceneiro Onofre Alves de Paula.

Diversos móveis, atualmente pertencentes à sede histórica da Fazenda São Clemente, foram feitos pelo extraordinário marceneiro e importante entalhador português Joaquim Carneiro, que foi eleito um dos dez portugueses mais notáveis durante o Governo do Presidente português Marcelo Caetano.

O extraordinário torneiro Zózimo Carlos Zeni confeccionou todas as peças torneadas utilizadas na restauração do mobiliário remanescente da Fazenda São Clemente, bem como as peças torneadas utilizadas nos móveis idealizados especialmente para a Fazenda São Clemente.

Alguns móveis da Fazenda São Clemente, idealizados por Marcello Cardoso Monnerat, foram feitos com madeira de demolição encontrada na própria fazenda.